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Escolas Literárias Brasileiras: Características, Autores, Obras E Linha Do Tempo

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As escolas literárias brasileiras representam um universo rico e diverso, marcado por diferentes estilos, movimentos e autores que moldaram a história da nossa literatura.

Através dessa jornada fascinante, podemos acompanhar a evolução da sociedade brasileira, seus valores, crenças e desafios ao longo dos séculos.

Desde o período colonial, com o Quinhentismo e sua literatura descritiva e informativa, até o modernismo e sua ruptura com os padrões tradicionais, as escolas literárias brasileiras refletiram as transformações sociais, políticas e culturais do país.

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Cada movimento literário se caracterizou por suas próprias estéticas, temáticas e autores, contribuindo para a formação da identidade nacional e para o enriquecimento da nossa cultura.

Neste artigo, descobriremos as características marcantes de cada movimento, seus principais autores e obras, e a relação entre a literatura e o contexto histórico em que se desenvolveu.

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Linha do Tempo das Escolas Literárias Brasileiras

Quinhentismo: (1500–1601)

  • Contexto Histórico: Descobrimento do Brasil, colonização portuguesa, exploração do pau-brasil, início da produção de açúcar.
  • Características: Literatura informativa e descritiva, com foco na exaltação da terra e seus recursos.
  • Obras representativas:
    • “Carta de Pero Vaz de Caminha” (1500)
    • “Sobra do Brasil” (1515) de Pero Magalhães Gândavo
    • “Diálogo da Conversão” (1556) de José de Anchieta
  • Autores: Pero Vaz de Caminha, Pero Magalhães Gândavo, José de Anchieta

Barroco: (1601–1768)

  • Contexto Histórico: Contra-Reforma, crise do sistema feudal, declínio da economia açucareira.
  • Características:
    • Dualismo: oposição entre o espiritual e o material, o terrenal e o celestial.
    • Cultivo da antítese, do contraste e do exagero.
    • Temas frequentes: morte, religião, pecado, redenção.
  • Obras representativas:
    • “Prosopopeia” (1601) de Bento Teixeira
    • “Obras Poéticas” (1658) de Gregório de Matos
    • “Sermões” (1679) de Antônio Vieira
  • Autores: Bento Teixeira, Gregório de Matos, Antônio Vieira

Arcadismo: (1768–1836)

  • Contexto Histórico: Iluminismo, declínio do absolutismo, ideias de liberdade e igualdade.
  • Características:
    • Valorização da simplicidade, da natureza e da vida no campo.
    • Busca pelo equilíbrio e pela harmonia.
    • Inspiração na cultura greco-latina.
  • Obras representativas:
    • “Marília de Dirceu” (1798) de Tomás Antônio Gonzaga
    • “Obras Completas” (1865) de Cláudio Manuel da Costa
    • “Caramuru” (1785) de Santa Rita Durão
  • Autores: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Santa Rita Durão

Romantismo: (1836–1881)

  • Contexto Histórico: Independência do Brasil, nacionalismo, industrialização incipiente.
  • Características:
    • Valorização da individualidade, da liberdade e da emoção.
    • Nacionalismo: exaltação da pátria, da história e do povo brasileiro.
    • Temas frequentes: amor, natureza, pátria, indianismo.
  • Obras representativas:
    • “O Guarani” (1857) de José de Alencar
    • “Cantos” (1849) de Gonçalves Dias
    • “Iracema” (1865) de José de Alencar
  • Autores: José de Alencar, Gonçalves Dias, Castro Alves

Parnasianismo (1881–1922)

  • Contexto Histórico: Influência da filosofia positivista, busca pelo rigor científico e pela objetividade.
  • Características:
    • Valorização da forma poética perfeita, com ênfase na métrica, na rima e na linguagem rebuscada.
    • Temas frequentes: arte pela arte, mitologia greco-latina, condutas heroicas.
    • Linguagem formal e erudita, com uso de recursos como inversão de ordem, hipérbatos e figuras de linguagem complexas.
  • Obras Representativas:
    • “Profissão de Fé” (1888) de Olavo Bilac
    • “Sonetos e Rimas” (1893) de Alberto de Oliveira
    • “Versos e Rimas” (1893) de Raimundo Correia
  • Autores: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira, Raimundo Correia.

Realismo-Naturalismo: (1881–1922)

  • Contexto Histórico: Crescimento do capitalismo, urbanização, industrialização, miséria social.
  • Características:
    • Objetividade e rigor na descrição da realidade.
    • Análise crítica da sociedade, com foco nos problemas sociais.
    • Determinismo: crença na influência do meio social sobre o indivíduo.
  • Obras representativas:
    • “O Ateneu” (1881) de Machado de Assis
    • “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881) de Machado de Assis
    • “O Cortiço” (1890) de Aluísio Azevedo
  • Autores: Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Raul Pompeia

Simbolismo: (1893–1922)

  • Contexto Histórico: Crise do positivismo, busca por novas formas de expressão.
  • Características:
    • Valorização da sugestão, da subjetividade e da musicalidade.
    • Uso de símbolos, metáforas e imagens para expressar emoções e ideias.
    • Temas frequentes: sonho, morte, misticismo.
  • Obras representativas:
    • “Missal” (1893) de Cruz e Sousa
    • “Broquéis” (1893) de Alberto de Oliveira
  • Autores: Cruz e Sousa, Alberto de Oliveira, Olavo Bilac

Modernismo: (1922-Presente)

  • Contexto Histórico: Primeira Guerra Mundial, Semana de Arte Moderna de 1922, urbanização, industrialização, globalização.
  • Características:
    • Ruptura com o passado literário.
    • Experimentação formal e temática.
    • Valorização da liberdade de expressão e da criatividade.
  • Fases:
    • Fase de Destruição: negação dos valores tradicionais, crítica à sociedade burguesa.
    • Fase de Experimentação: uso de novas formas de expressão, como o verso livre, a prosa fragmentada e o coloquialismo.
    • Fase de Afirmação: valorização da cultura brasileira, engajamento social e político.
  • Obras representativas:
    • “Manifesto da Semana de Arte Moderna” (1922)
    • “Memórias de um Sargento de Milícias” (1917) de Manuel Antônio de Almeida
    • “Grande Sertão: Veredas” (1956) de Guimarães Rosa
  • Autores: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Guimarães Rosa

Pré-Modernismo (1902–1922)

  • Contexto Histórico: Transição entre o Realismo-Naturalismo e o Modernismo, influências do Simbolismo e do Expressionismo.
  • Características:
    • Marcado por autores que buscavam novas formas de expressão, rompendo com os moldes tradicionais do Realismo e Naturalismo.
    • Temas frequentes: nacionalismo, regionalismo, crítica social, misticismo, religiosidade.
  • Obras representativas:
    • “Canaã” (1902) de Lima Barreto
    • “Os Sertões” (1903) de Euclides da Cunha
    • “Triste Fim de Policarpo Quaresma” (1911) de Lima Barreto
  • Autores: Lima Barreto, Euclides da Cunha, Raul Brandão

Pós-Modernismo (a partir de 1922)

  • Contexto Histórico: Pós-Segunda Guerra Mundial, globalização, crise dos valores tradicionais, experimentação formal e temática.
  • Características:
    • Ruptura com os valores do Modernismo, fragmentação do sujeito, ironia e humor.
    • Pluralidade de estilos e tendências, como Concretismo, Neoconcretismo, Tropicalismo.
    • Temas frequentes: urbanização, alienação, consumismo, identidade, linguagem.
  • Obras representativas:
    • “Livro de Contemplações” (1956) de João Guimarães Rosa
    • “Paraíso Perdido” (1965) de Lygia Fagundes Telles
    • “Grande Sertão: Veredas” (1956) de Guimarães Rosa
  • Autores: João Guimarães Rosa, Lygia Fagundes Telles, Paulo Coelho, Clarice Lispector, Affonso Romano de Sant’Anna

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