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Reescrita De Sentenças: Dicas Para Resolver Questões De Provas

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Reescrita de sentenças é uma habilidade crucial na resolução de questões de provas, especialmente em exames que avaliam a capacidade de compreensão e expressão escrita.

Embora não haja uma “teoria” específica para a reescrita de sentenças, é fundamental prestar atenção aos detalhes que podem alterar o sentido original ou comprometer a correção gramatical.

Isso inclui analisar cuidadosamente todos os elementos da frase para garantir que você transmita a mensagem de forma clara e precisa.

Ao abordar uma questão de reescrita de sentenças, é essencial seguir atentamente o comando da questão.

Este geralmente fornece diretrizes específicas sobre como fazer a reescrita, destacando aspectos como o uso de sinônimos, a simplificação de estruturas complexas ou a manutenção do tom original.

Seguir essas instruções não só ajuda a evitar mudanças indesejadas de sentido, mas também assegura que a resposta esteja conforme as expectativas do examinador

Nesse artigo, você precisa anotar as dicas para resolver as questões e acompanhar o raciocínio na hora de fazer a análise das questões.

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  • Mudança de sentido
    • Ordem das palavras.
    • Troca de elementos.
    • Troca de tempo dos verbos.
  • Prejuízo para a correção gramatical.
    • Pontuação.
    • Crase.
    • Concordância.
    • Regência.

Daqui para frente, você deve observar as peculiaridades de cada questão. Eventualmente, as bancas definem o que o candidato deve observar no momento de fazer a análise para a reescrita das sentenças.

Eis os assuntos:

  • Substituição,
  • Deslocamento,
  • Paralelismo;
  • Variação linguística. Norma culta.
  • Ambiguidade

Leitura recomendada:

Quando houver uma substituição de palavras na questão proposta pela banca, é crucial analisar o significado do termo utilizado na nova redação da sentença. Normalmente, a banca emprega sinônimos, mas nem todos os sinônimos têm o mesmo sentido.

É importante identificar essas nuances semânticas, pois a escolha de palavras pode alterar a intenção ou o tom da frase original.

Além disso, entender o contexto em que cada palavra é usada pode ajudar a perceber diferenças sutis e garantir a precisão na interpretação e resposta da questão.

Por exemplo, ao substituir a palavra “feliz” por “contente”, pode haver uma leve diferença na intensidade da emoção expressada, que pode ser crucial para a correta compreensão da sentença.

Exemplo: Quando o país começar a ser menos amigável com certas medidas protecionistas, o mercado tenderá a reagir de forma mais positiva para a economia.

Exemplo Reescrita: No momento em que o país começar a ser menos amistoso com certas medidas de proteção, o mercado tenderá a reagir de forma mais positiva para a economia.

Quando se trata de deslocamento de elementos em uma sentença, é crucial identificar quais partes foram reposicionadas pelo elaborador. Elementos como locuções adverbiais, adjetivos e pronomes indefinidos são os que mais frequentemente provocam mudanças significativas no sentido da frase.

Além disso, esses deslocamentos podem afetar a correção gramatical, exigindo uma análise cuidadosa. Por exemplo, a alteração da posição de uma locução adverbial pode enfatizar diferentes partes da sentença, mudando a interpretação do leitor.

Portanto, ao abordar questões de deslocamento, é importante estar atento tanto à semântica quanto à gramática para garantir uma resposta precisa e correta.

Deslocando um adjunto adverbial

  • Na semana passada, o ministro declarou que faria esforços no sentido de conter a crise.
  • O ministro declarou que faria esforços para conter a crise na semana passada.

Realizamos o deslocamento da locução adverbial de tempo. Desse modo, houve mudança de sentido na sentença. No primeiro caso, a declaração foi dada na semana passada. No segundo, os esforços seriam feitos na semana passada.

Deslocando um adjetivo

  • Trouxeram uma nova pessoa para trabalhar no setor.
  • Trouxeram uma pessoa nova para trabalhar no setor.

Na frase original, a primeira sentença possui o sentido de uma pessoa que ainda não havia estado ali (nova no sentido de novidade). Na alteração proposta, o adjetivo passa a qualificar a pessoa no sentido de juventude, ou seja, não se tratava de uma pessoa idosa, mas sim de uma pessoa jovem.

Deslocando um pronome indefinido

  • Soube-se que alguma situação pode ter apresentado problema.
  • Soube-se que situação alguma pode ter apresentado problema.

Na primeira forma da sentença, ao menos uma situação pode ter apresentado problema. Na reescrita da sentença, nenhuma situação pode ter apresentado problema. Essa mudança de posição do pronome acarreta mudança de sentido no texto.

Paralelismo refere-se à simetria ou correspondência de estruturas, ou frases numa sentença. Considera-se que uma estrutura é paralelística quando mantém a mesma formulação de outro componente do período.

Isso garante coesão e clareza no texto. Existem dois aspectos principais no paralelismo: o sintático, que se refere à similaridade na construção gramatical das frases ou partes da frase, e o semântico, que diz respeito à manutenção do sentido ou significado entre os elementos paralelos.

Por exemplo, em uma lista de ações, usar a mesma forma verbal para cada item reforça o paralelismo sintático e ajuda na compreensão e fluidez da leitura.

Paralelismo sintático

Diz respeito à forma como a sentença está montada. Problemas com a construção dos complementos ou com o emprego de algumas conjunções podem ser os principais casos de quebra de paralelismo sintático.

Forma errada:

  • Naquela reunião, faziam referência ao homem, mulher, casa, carro, prédio e rua.

Veja que todos os elementos que compõem o complemento da palavra “referência” estão subordinados por meio da preposição “a”, o mais lógico é que houvesse a preposição somada ao artigo em todos os elementos, uma vez que há um artigo antes de primeiro núcleo.

Forma correta 1

  • Naquela reunião, faziam referência ao homem, à mulher, à casa, ao carro, ao prédio e à rua.

Aqui, os autores empregaram os artigos e as preposições em todos os núcleos e no complemento, ou seja, a estrutura está “paralelística”.

Forma correta 2

  • Naquela reunião, faziam referência a homem, mulher, casa, carro, prédio e rua.

Nessa sentença, não foram empregados os artigos, portanto, não é necessário repetir a preposição.

Paralelismo semântico

O paralelismo semântico consiste na coordenação das ideias de uma estrutura, ou seja, na manutenção da coerência da sentença. Veja alguns exemplos:

  • Pedro gosta de Gramática e de Matemática. (Estrutura com ideias paralelas).
  • Pedro gosta de Gramática e de lavar a calçada. (Estrutura assimétrica).

Deve-se analisar a intenção de quem escrever a fim de verificar se a quebra de paralelismo não é proposital.

A variação linguística refere-se às mudanças que uma língua pode experimentar devido a diversos fatores, como tempo, localização, gênero e idade dos falantes, entre outros.

Essa variação pode manifestar-se em formas que se afastam do estilo “padrão”, a forma aceita e considerada correta na língua.

Existem distinções claras entre registro formal, que segue as normas gramaticais rigorosamente, e registro coloquial, que é mais flexível e menos restrito. Em concursos públicos, não se exige profundamente a análise da variação linguística.

Normalmente, o foco está em identificar se há desvios em relação ao padrão na sentença apresentada. Essa percepção é suficiente para garantir a correção gramatical e o entendimento adequado do texto dentro do contexto das provas.

  • O documento foi enviado para a autoridade mencionada.
  • O documento foi enviado pra pessoa responsável

Um exemplo de registro coloquial é a forma sincopada da preposição “para”, que apareceu na sentença como “pra”. É comum na fala, mas não é aceito na escrita.

As inconsistências de concordância nas frases, o emprego de gírias e formas menos privilegiadas (a exemplos dos barbarismos1), o emprego do verbo “ter” no lugar do verbo “haver” são considerados traços de variação linguística.

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